domingo, 24 de maio de 2015

Os Sete Chakras - Parte 3

Continuando nossa série sobre os Sete Chakras Básicos, agora é a vez dos três Chakras Centrais, o Plexo Solar, o Cardíaco e o Laríngeo:

MANIPURA ou Chakra do Plexo Solar

É associado à questão do poder pessoal do indivíduo e à sensação de controle sobre a própria vida, além da percepção do indivíduo em relação a si mesmo e aos outros.
Desequilíbrios deste tipo podem ser notados em pessoas que possuem a "consciência de vítima" e que por não terem controle sobre sua vida, crêem estar condenadas a serem eternamente exploradas pelos outros.

Este chakra é a sede da cólera, da agressão e de outras emoções que muitas vezes estão relacionadas com o senso de poder pessoal do indivíduo. Os desequilíbrios no fluxo energético deste centro levam a conflitos internos e também a conflitos de dominação ou submissão envolvendo os outros.

Também fornece energia sutil nutritiva para a maioria dos órgãos envolvidos nos processos de digestão dos alimentos e purificação do organismo, como o estômago, pâncreas, fígado, bexiga, baço, glândulas supra-renais, vértebras lombares.

Palavra-chave: Controle da própria vontade

Significado em sânscrito: Cidade das Gemas ou Cidade das pedras

Localização: Estômago, pouco acima do umbigo

Orientado para: Auto-Definição

Responsável por: Poder pessoal

O que ensina este chakra: Identidade pessoal (como nos vemos), escolhas, individualidade, força de vontade, capacidade de compreensão e poder pessoal.

Desequilíbrios no chakra: Ânsias de poder, agressões, insatisfação, desconfiança, inveja, dominação, cólera, doenças do fígado, úlceras nos revestimentos do estômago ou do duodeno, degeneração das glândulas supra-renais que gera fadiga, fraqueza e diabetes.

Cor para estimular: Amarelo e amarelo-dourado

Glândula: Pancreática

Mantra: Ram (lê-se o "R" com em vidro)

Elemento: Fogo


ANAHATA ou Chakra Cardíaco

É provavelmente o centro mais importante de nossos corpos energéticos sutis. Um chakra cardíaco desobstruído é fundamental para a capacidade de um indivíduo expressar amor, tanto por si próprio como pelos outros. Considerado como um chakra de transição, serve de intermediário entre as energias terrenas inferiores, representadas pelos três chakras inferiores, e as energias espirituais superiores, representadas pelos três chakras superiores. Assim como o ar, o centro cardíaco ocupa simbolicamente uma posição situada entre o céu e a terra.

No nível psicológico, o chakra cardíaco lida com as emoções que unem os indivíduos nos diversos relacionamentos amorosos. O desenvolvimento dos sentimentos de compaixão e empatia pelos outros é um dos primeiros passos no caminho que conduz à abertura desse chakra e ao desenvolvimento de uma forma mais elevada de consciência.

As disfunções no fluxo de energia entre este e a glândula timo, muitas vezes, resultam na falta de interesse do indivíduo pela sua própria felicidade. Este centro também fornece energia nutritiva sutil aos tubos bronquiais, pulmões e seios, e ainda influencia a função de todo o sistema circulatório.

Palavra-chave: Amor

Significado em sânscrito: "Intocado" ou "O Som não produzido" (batidas do coração)

Localização: Região do tórax, centro do peito

Orientado para: Auto-Aceitação

Responsável por: Amor-próprio e capacidade de amar a outros

O que ensina este chakra: Amor incondicional, compaixão, perdão, verdade e gratidão, unidade, amor, reconciliação, tolerância, pureza, alegria nos relacionamentos e harmonia.

Desequilíbrios no chakra: Intolerância, falta de amor-próprio, depressões, tristeza, solidão, desgosto, fanatismo, receptividade transtornada, problemas cardíacos, disfunções das artérias coronárias, derrames, problemas respiratórios, asma e doenças auto-imunes.

Cores para estimular: Verde e Rosa

Glândula: Timo

Mantra: Yam

Elemento: Ar

VISHUDDHA ou Chakra Laríngeo

Também conhecido como o centro da vontade, está associado às glândulas do pescoço (tireóide e paratireóide), além da boca, cordas vocais, traquéia e vértebras cervicais. É também associado ao sistema nervoso parassimpático e atua sobre todo o sistema esquelético.

Os desequilíbrios energéticos deste centro podem se apresentar no indivíduo como dificuldade para fazer valer o desejo de comunicar seus sentimentos mais íntimos, além de afetar a capacidade de o indivíduo reconhecer conscientemente suas próprias necessidades.

No nível psíquico, atua durante a clauriaudiência (audição no nível astral). Nos níveis físico e emocional, as disfunções deste chakra podem provocar problemas de comunicação como a dificuldade de se expressar na frente de outras pessoas.

Palavra-chave: Comunicação

Significado em sânscrito: Puro ou "Centro da Pureza"

Localização: Garganta

Orientado para: Auto-Expressão

Responsável por: Comunicação verdadeira de nossos sentimentos

O que ensina este chakra: Comunicação interna e externa. Esclarecimento que conduz ao estado de consciência. Expressão dos sentimentos através da linguagem, música, pintura. Verdade e conhecimento

Desequilíbrios no chakra: Perturbações da fala e da expressão, tagarelice, problemas na tireóide (hiper ou hipotireoidismo), laringite, câncer na laringe

Cor para estimular: Azul-claro

Glândulas: Tireóide e Paratireóide

Mantra: Ham (lê-se o "H" como em help)

Elemento: Éter

Gostou? Aguarde a última parte da nossa série sobre os Chakras!

Material retirado da apostila "Curso de Reiki nível I" da Mestra Reikiana Evelize Salgado.

LEIA TAMBÉM:

Dia 26 de setembro temos mais uma turma de formação em Reiki nível 1. Veja informações e confirme sua presença:
http://terapeuticaoriental.blogspot.com.br/2015/05/curso-de-reiki-nivel-1-incluindo.html

ESPAÇO TERAPÊUTICA ORIENTAL
Fones: 51 9291.2933 / 8211.9670
Rua itapeva, 80/sala 403 - Passo D'Areia - Porto Alegre/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário