sábado, 30 de maio de 2015

Desmistificando a Acupuntura


A acupuntura é uma técnica milenar que iniciou na China, dentro da Medicina Tradicional Chinesa, com seus primeiros registros datados entre 2.698 e 2.598 a.C. De lá para cá, expandiu-se como um tratamento eficaz para diversas doenças, ultrapassando os limites culturais orientais e integrando inclusive o que hoje chamamos de nova ciência, a Ciência Ocidental Moderna.

Mas o que é a acupuntura? Como ela atua no organismo e nas nossas deficiências? E, principalmente, como ela tem conseguido transpassar esse abismo entre a cultura Oriental e a cultura Ocidental?

A origem dessa explicação vem da Medicina Tradicional Chinesa e o conceito de Qi, a energia vital que todo ser humano carrega desde a sua concepção. A teoria do Yin/Yang busca uma relação de interação entre tudo o que existe no planeta, onde o que em um devido momento é matéria, em outro passa a ser energia; são os opostos interagindo o tempo todo, sem que nada, em algum momento, deixe de existir.

Percebeu alguma relação com aquela frase clássica que aprendemos na escola: “Na natureza nada se cria, tudo se transforma” de Antoine Lavoisier? Ou com a terceira lei de Newton da “Ação e Reação”?

A Teoria dos Cinco elementos busca na natureza a relação de geração e domínio entre nossos órgãos e vísceras, onde todo desequilíbrio acarreta em uma representação física. Alguma semelhança com o “Princípio da Homeostase” criado por Walter Bradford em 1932?

Pois é dessa maneira que a acupuntura está ganhando espaço e incluindo-se na gama de tratamentos da medicina Ocidental. Enfim é possível monitorar e constatar o comportamento do organismo durante o tratamento e convergir teorias milenares com constatações científicas reproduzíveis em laboratórios.

AS DOZE TRILHAS NERVOSAS

Cinco Elementos, Yin/Yang, Fatores Patogênicos e diversas outras. Essas teorias são utilizadas para diagnóstico e desenvolvimento do tratamento, mas sua aplicação física se dará em cima dos meridianos e pontos extras, canais de energia por onde o Qi passa incessantemente nutrindo órgãos e vísceras.

Quando, por algum motivo, um desequilíbrio se instala entre algum desses canais, podemos entender que há um bloqueio de energia ou um conflito entre energias opostas. Ao resultado disso os ocidentais deram o nome de “doença” ou, cientificamente falando, “patologia”.

O mecanismo de tratamento da acupuntura é simples. Esses canais são verdadeiras “trilhas nervosas” onde os principais feixes de neurônios do corpo humano irradiam suas terminações na superfície, e ao serem estimuladas desencadeiam um processo homeostático: o sistema imunológico do indivíduo estimula os neutrófilos – células reparadoras do organismo – e aumenta a atividade metabólica das citocinas – grupo de moléculas que desencadeiam a resposta imune do corpo.

Esse processo resulta no reequilíbrio interno, ou seja, na auto-reparação do organismo. Em outras palavras, o papel da acupuntura acaba sendo simplesmente o de estimular o nosso próprio corpo a se defender das patologias adquiridas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já reconhece a acupuntura como tratamento complementar e desde 2010 ela é declarada como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade pela UNESCO.

Seus melhores resultados e principais embasamentos científicos estão no campo do combate à dor, mas seu reconhecimento clínico abrange tratamentos de hérnias de disco, lesões músculo-esqueléticas, stress, ansiedade, artrites reumatoides, rinite alérgica, labirintite, derrames, asma, falta de libido, entre outras. Sem contar que atualmente a acupuntura vem ganhando destaque no tratamento com atletas, tanto para o tratamento de lesões quanto para a melhora no desempenho físico.

E você? Já fez uma sessão de acupuntura? Tem curiosidade em saber se a acupuntura é eficaz para alguma disfunção específica? Escreva nos comentários ou mande uma mensagem para nós! Teremos um imenso prazer em lhe ajudar!!

Quer saber mais sobre a acupuntura? Acesse nossos posts no Blog da Terapêutica Oriental:

Acesse também a nossa página no face:

TERAPÊUTICA ORIENTAL
Rua Itapeva, 80/sala 403. Bairro Passo D'Areia - Porto Alegre
Fones: 51 8211.9670 e 9291.2933
Leia Mais ►

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO ANTI-RUGAS


Como temos visto em nossos outros posts, o papel da Acupuntura é estimular o mecanismo de autorreparação dentro do corpo, fazendo com que o nosso próprio organismo desencadeie o processo de cura.

Leia mais:

Além dos benefícios que o tratamento traz à saúde e que refletem diretamente na qualidade da nossa pele, o tratamento com Acupuntura é capaz de amenizar e até reverter as marcas da idade devido à sua aplicação também local, diretamente nas rugas e linhas de expressão.

O mecanismo do tratamento é simples: no momento em que a agulha de aço penetra na pele, inicia-se um forte processo reparador que aumenta localmente a circulação de sangue e de oxigênio, transportando nutrientes e assegurando a livre circulação do Qi, a energia vital do ser humano.

Esse processo é capaz de revitalizar a pele, pois estimula a renovação celular e a eliminação de toxinas. Como mencionamos, o organismo inicia um processo de autotratamento e, após uma hora de estímulo com a agulha, começa a produzir colágeno e elastina, garantindo a sustentação da pele e tonificando a musculatura. Com um tratamento programado, é possível preencher sulcos e amenizar linhas de expressão mais fortes.

Para otimizar o tratamento, complementa-se com uma máscara a base de produtos naturais e massagem facial baseada na técnica chinesa Tui Ná. Com isso, garantem-se efeitos positivos já na primeira sessão: as rugas são amenizadas e a pele fica mais macia e vibrante. É como um lifting, porém livre de produtos químicos.

Os resultados da Acupuntura Anti-Rugas são duradouros e preventivos, pois agem diretamente na irrigação das células da pele, aumentando sua nutrição e hidratação a longo prazo.

Agende um horário conosco e comprove! Entre em contato pelos fones 51 8211.9670 e 9291.2933.

Quer saber mais sobre a Terapêutica Oriental? Acesse a nossa página no face: 

TERAPÊUTICA ORIENTAL
Rua Itapeva, 80/sala 403. Bairro Passo D'Areia - Porto Alegre
Fones: 51 8211.9670 e 9291.2933
Leia Mais ►

EMAGRECENDO COM A ACUPUNTURA – Dois tratamentos em um


O que mais importa para você? Eliminar o excesso de gordura para sentir-se bem consigo e com seu corpo? Ou eliminar o excesso de gordura para saber que está livre do risco de doenças cardíacas, vasculares e até do Diabetes?

Essa pergunta é difícil para muitas pessoas. Felizmente hoje em dia a cultura da “vida saudável” está em alta, mas ainda vemos muitas pessoas priorizando a imagem e, inclusive, utilizando artifícios que vão contra a própria saúde para sentirem-se bem com o seu corpo.

Mas a resposta para essas duas perguntas existe há cinco milênios, lá do outro lado do mundo, e desde o final do século passado vem sendo desvendada e utilizada pela medicina e estética modernas.

A Acupuntura para o Emagrecimento não foge das premissas básicas da Medicina Tradicional Chinesa, onde o foco está no reequilíbrio do organismo para o seu funcionamento de forma plena. No entanto, o tratamento estético compreende também um mecanismo muito mais específico de aplicação local, o qual falaremos em seguida.

Leia mais:
ACUPUNTURA NO TRATAMENTO ANTI-RUGAS
DESMISTIFICANDO A ACUPUNTURA

Como já sabemos, o papel da Acupuntura é devolver ao nosso corpo o equilíbrio interno (clique aqui para saber mais), e uma vez atingido esse balanço, nosso metabolismo recupera seu ritmo ideal, otimizando o processo de eliminação de toxinas e melhorando o funcionamento dos órgãos. O intestino funciona de forma eficaz, a pressão arterial entra em sintonia e o corpo reduz a retenção de líquidos. É um efeito em cascata: uma vez com o organismo controlado, a ansiedade e a compulsão por comida tendem a reduzir, chegando gradativamente a zero, e o corpo naturalmente começa a preferir os carboidratos complexos, como arroz integral, grãos e cerais, no lugar dos carboidratos simples, que são os açúcares, doces em geral e refrigerantes.

O resultado influencia diretamente o nosso sistema psicológico. Essa reação em cadeia ativa um circuito neurofuncional responsável pela liberação de noradrenalina e endorfinas, que atuam em centros reguladores da ansiedade causando o relaxamento muscular e melhorando a qualidade do sono. Como se sabe, o stress e o sono de má qualidade contribuem bastante para o ganho de gordura.

Mas além de todos esses benefícios que acabamos de citar, a acupuntura tem um segredo que é utilizado desde o tempo das Imperatrizes Chinesas e somente nas últimas décadas foi possível desvendar o seu funcionamento biológico. É o mecanismo de efeito local da acupuntura.

Como já vimos, o papel da acupuntura é estimular a autorreparação do nosso organismo. O que não se sabia, é que essa reparação ocorre também em pequena escala, diretamente na região onde a agulha é inserida.

No momento em que a agulha de aço penetra a pele, inicia ali um processo de reparação da microlesão ocasionada. Imediatamente após a inserção, o volume de sangue e de oxigênio aumentam, elevando o transporte de nutrientes na região e aumentando a circulação da energia vital, o Qi. Na Medicina Tradicional Chinesa, dizemos que a celulite é resultado da estagnação de energia naquela região. O que esse mecanismo local faz é desbloquear os caminhos de energia e eliminar a má circulação responsável pelo acúmulo de gordura.

O processo reativo da aplicação local acelera a renovação celular e desencadeia mecanismos imunológicos na região. Em uma hora, o organismo começa a produzir colágeno e elastina, que garantem o processo de sustentação da pele, tratando a flacidez, amenizando e prevenindo o surgimento de estrias e eliminando a gordura localizada. Esse processo inclusive é capaz de reverter rugas e linhas de expressão, mas esse assunto nós tratamos melhor aqui!

Essa ação local se estende por até quatro dias após a sessão, pois agirá ininterruptamente até que a microlesão cicatrize por total. Até lá, a pele estará sendo nutrida e irrigada estimulando a quebra de outras células de gordura e evitando a formação de novas.

Esse é o mecanismo 2 em 1 que a Acupuntura é capaz de trazer. Quem disse que não é possível emagrecer de forma consistente e realmente saudável?

Bateu a curiosidade? Agende um horário conosco e comprove! Entre em contato pelos fones 51 8211.9670 e 9291.2933.

Quer saber mais sobre a Terapêutica Oriental? Acesse a nossa página no face: 

TERAPÊUTICA ORIENTAL
Rua Itapeva, 80/sala 403. Bairro Passo D'Areia - Porto Alegre
Fones: 51 8211.9670 e 9291.2933
Leia Mais ►

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Os Sete Chakras - Parte 4

Enfim chegamos ao final da nossa série de artigos sobre os Sete Chakras Básicos! Para encerrar com chave de ouro, apresentamos os dois últimos, Frontal e Coronário, que são conhecidos como os mais "sutis", pois estão relacionados ao nosso inconsciente e a nossa capacidade de transcender como seres de energia.

AJNA ou Chakra Frontal

É a sede da intuição e também o órgão sutil relacionado à clarividência. Este centro, que pode ser gradualmente desenvolvido através de meditação, dá ao indivíduo a faculdade da "visão interior", um aspecto da consciência que também está relacionado à introspecção.

Fisicamente, está associado à glândula pineal, à hipófise, à medula espinhal e também aos olhos, orelhas, nariz e aos seios paranasais. As doenças causadas por disfunções no chakra da testa podem ter sido produzidas pelo fato de o indivíduo não desejar ver algo que é importante para seu crescimento.

Palavra-chave: Espiritualidade

Significado do nome em sânscrito: Autoridade, poder, comando intuitivo.

Localização: Entre as sobrancelhas (3º olho)

Orientado para: Auto-Reflexão

Responsável por: Sintonia com o eu-superior e desbloqueio dos canais de comunicação com o cosmos

O que ensina este chakra: Intuição e consciência. Capacidade de se observar sem julgamento. Sede de visão espiritual, sabedoria, concentração, percepção extra-sensorial.

Desequilíbrios no chakra: Descontrole, caos, transtornos de visão, falta de memória, enxaqueca, dores de cabeça, sinusites, cataratas, grandes desequilíbrios endócrinos.

Cor para estimular: Azul índigo e violeta

Glândula: Hipófise (ou pituitária)

Mantra: Om

Elemento: Todos

SAHASRARA ou Chakra Coronário

É um dos mais elevados centros de vibração do corpo sutil, e está associado a uma profunda busca interior, a busca espiritual. A abertura deste chakra permite que o indivíduo penetre nos mais elevados estados de consciência.

No plano físico, está ligado à atividade do córtex cerebral e ao funcionamento geral do sistema nervoso.

Palavra-chave: Transcendência

Significado do nome em sânscrito: Chakra das Mil Pétalas

Localização: Topo da cabeça (coroa)

Orientado para: Auto-conhecimento

Responsável por: Realização plena e absoluta

O que ensina este chakra: Iluminação, transcendência, contato com o Eu Superior, espiritualidade, reconhecimento e acesso ao inconsciente.

Desequilíbrios no chakra: Desânimo, depressão, medo da morte, hiperatividade, disfunções cerebrais e psicoses.

Cor para estimular: violeta, branco, dourado e arco-íris.

Glândula: Pineal

Mantra: Sham

Elemento: Todos, inclusive o éter

Esses foram os dois últimos da nossa série sobre os Sete Chakras Básicos. Esperamos que tenha gostado! Se quiser saber mais sobre o Reiki, acesse os outros posts do Blog da Terapêutica Oriental:

Dia 26 de setembro temos mais uma turma de formação em Reiki nível 1. Veja informações e confirme sua presença:
http://terapeuticaoriental.blogspot.com.br/2015/05/curso-de-reiki-nivel-1-incluindo.html

ESPAÇO TERAPÊUTICA ORIENTAL
Fones: 51 9291.2933 / 8211.9670
Rua itapeva, 80/sala 403 - Passo D'Areia - Porto Alegre/RS

Material retirado da apostila "Curso de Reiki nível I" da Mestra Reikiana Evelize Salgado.
Leia Mais ►

O Chamado do Reiki


O aprendizado do Reiki não depende de capacidade intelectual ou meditativa, nem de muitos anos de prática. Simplesmente passa de professor para aluno e quando isso acontece, se tem e se pode passar Reiki também. Esse aprendizado é feito em três níveis com uma sintonização específica para cada um deles, onde o iniciado recebe símbolos sagrados com os quais poderá trabalhar o aspecto da energia, o Reiki, que eles representam.

REIKI I – Os canais de energia são abertos, especialmente o chakra cardíaco – potencializando o amor incondicional, e o iniciado aprende as posições básicas do tratamento no corpo físico, o que lhe permite aplicar Reiki em si e em outras pessoas.

O processo de sintonização energética, feito por um mestre devidamente habilitado, é uma cerimônia sagrada. O contato com a energia universal é estabelecido através dos centros energéticos superiores. O mestre canaliza no estudante as energias da sintonia e o REI, consciência divina, faz os ajustes em cada um, dependendo das suas necessidades. Muitos iniciados afirmam que passaram por vivências místicas que traziam mensagens pessoais, curas, visões ou situações de vidas passadas.

A sintonia pode, ainda, aumentar a sensibilidade psíquica. Com frequência estudantes relatam experiências que envolvem a abertura do terceiro olho, um conhecimento intuitivo incrementado. Também pode haver um processo limpador que afeta tanto o corpo físico, como o mental e o emocional.

As toxinas armazenadas no corpo podem liberarem-se, assim como os sentimentos e esquemas de pensamento que já não servem mais. Em vista disso, recomenda-se um processo de purificação antes de ser sintonizado, para aumentar o beneficio recebido.

Assim, aconselhamos desintoxicar corpo e mente através de uma alimentação balanceada e natural e pensamentos mais positivos e espiritualizados, pelo menos nos sete dias que antecedem o curso.

Por Evelize Salgado - Mestra em Reiki e Terapeuta Holística (AEPERS 401/08 - ABRATH 00164BR)

Se você quiser saber um pouco mais sobre o Reiki, acesse nossos posts aqui no blog da Terapêutica Oriental:
VOCÊ SABE O QUE É REIKI?
REIKI PARA ANIMAIS
CONHEÇA OS SETE CHAKRAS
OS CINCO PRINCÍPIOS DO REIKI

Curta também nossa página no facebook: facebook.com/terapeuticaoriental

Dia 26 de setembro temos mais uma turma de formação em Reiki nível 1. Veja informações e confirme sua presença:
http://terapeuticaoriental.blogspot.com.br/2015/05/curso-de-reiki-nivel-1-incluindo.html

ESPAÇO TERAPÊUTICA ORIENTAL
Fones: 51 9291.2933 / 8211.9670
Rua itapeva, 80/sala 403 - Passo D'Areia - Porto Alegre/RS
Leia Mais ►

domingo, 24 de maio de 2015

Reformulando a vida pelos princípios do Reiki

Só por hoje!!

Normalmente, quando se fala em Reiki, vem à mente das pessoas o tratamento pela imposição das mãos. Realmente, o princípio da técnica é a canalização da energia Universal através das mãos do terapeuta. No entanto, não é somente isso: o grande ensinamento que o Mestre Mikao Usui nos deixou foram os "Cinco Princípios do Reiki", que devem servir como lei para todos reikianos.

  • SÓ POR HOJE, NÃO TE PREOCUPES.
  • SÓ POR HOJE, NÃO TE ABORREÇAS.
  • SÓ POR HOJE, HONRA TEUS PAIS, MESTRES E AMIGOS.
  • SÓ POR HOJE, GANHA TUA VIDA HONESTAMENTE.
  • SÓ POR HOJE, MOSTRA GRATIDÃO POR TUDO QUE É VIVO. 
Aliás, esses são princípios que poderiam servir como base para todos os seres humanos. 

Se cada um de nós vivenciar esses cinco preceitos, dia após dia, em pouco tempo estaremos curados de todos os males que nos afligem. Alguém duvida?

Levando em conta que não é fácil abandonarmos a carga energética pesada das preocupações, irritações e tudo mais, precisamos, sobretudo, muita força de vontade e disciplina para entrarmos na vibração de cada regra. Reformular hábitos requer boa vontade, paciência, persistência e muitos outros motivos individuais. Precisamos driblar uma vida de quantos forem os anos já vividos. E somente NÓS podemos fazer isso.

A partir daí, as doenças do corpo, que são reflexo dos nossos desequilíbrios, preocupações e dúvidas, não precisarão mais se manifestar. E todo indivíduo conseguirá viver de forma plena e saudável!

Portanto, não duvide daquilo que você pode. Coloque em prática o seu poder de dominar a sua mente e seus pensamentos.

SÓ POR HOJE!!

Quer saber mais sobre o Reiki? Acesse os outros posts do nosso Blog:


ESPAÇO TERAPÊUTICA ORIENTAL
Fones: 51 9291.2933 / 8211.9670
Rua itapeva, 80/sala 403 - Passo D'Areia - Porto Alegre/RS
Leia Mais ►

Os Sete Chakras - Parte 3

Continuando nossa série sobre os Sete Chakras Básicos, agora é a vez dos três Chakras Centrais, o Plexo Solar, o Cardíaco e o Laríngeo:

MANIPURA ou Chakra do Plexo Solar

É associado à questão do poder pessoal do indivíduo e à sensação de controle sobre a própria vida, além da percepção do indivíduo em relação a si mesmo e aos outros.
Desequilíbrios deste tipo podem ser notados em pessoas que possuem a "consciência de vítima" e que por não terem controle sobre sua vida, crêem estar condenadas a serem eternamente exploradas pelos outros.

Este chakra é a sede da cólera, da agressão e de outras emoções que muitas vezes estão relacionadas com o senso de poder pessoal do indivíduo. Os desequilíbrios no fluxo energético deste centro levam a conflitos internos e também a conflitos de dominação ou submissão envolvendo os outros.

Também fornece energia sutil nutritiva para a maioria dos órgãos envolvidos nos processos de digestão dos alimentos e purificação do organismo, como o estômago, pâncreas, fígado, bexiga, baço, glândulas supra-renais, vértebras lombares.

Palavra-chave: Controle da própria vontade

Significado em sânscrito: Cidade das Gemas ou Cidade das pedras

Localização: Estômago, pouco acima do umbigo

Orientado para: Auto-Definição

Responsável por: Poder pessoal

O que ensina este chakra: Identidade pessoal (como nos vemos), escolhas, individualidade, força de vontade, capacidade de compreensão e poder pessoal.

Desequilíbrios no chakra: Ânsias de poder, agressões, insatisfação, desconfiança, inveja, dominação, cólera, doenças do fígado, úlceras nos revestimentos do estômago ou do duodeno, degeneração das glândulas supra-renais que gera fadiga, fraqueza e diabetes.

Cor para estimular: Amarelo e amarelo-dourado

Glândula: Pancreática

Mantra: Ram (lê-se o "R" com em vidro)

Elemento: Fogo


ANAHATA ou Chakra Cardíaco

É provavelmente o centro mais importante de nossos corpos energéticos sutis. Um chakra cardíaco desobstruído é fundamental para a capacidade de um indivíduo expressar amor, tanto por si próprio como pelos outros. Considerado como um chakra de transição, serve de intermediário entre as energias terrenas inferiores, representadas pelos três chakras inferiores, e as energias espirituais superiores, representadas pelos três chakras superiores. Assim como o ar, o centro cardíaco ocupa simbolicamente uma posição situada entre o céu e a terra.

No nível psicológico, o chakra cardíaco lida com as emoções que unem os indivíduos nos diversos relacionamentos amorosos. O desenvolvimento dos sentimentos de compaixão e empatia pelos outros é um dos primeiros passos no caminho que conduz à abertura desse chakra e ao desenvolvimento de uma forma mais elevada de consciência.

As disfunções no fluxo de energia entre este e a glândula timo, muitas vezes, resultam na falta de interesse do indivíduo pela sua própria felicidade. Este centro também fornece energia nutritiva sutil aos tubos bronquiais, pulmões e seios, e ainda influencia a função de todo o sistema circulatório.

Palavra-chave: Amor

Significado em sânscrito: "Intocado" ou "O Som não produzido" (batidas do coração)

Localização: Região do tórax, centro do peito

Orientado para: Auto-Aceitação

Responsável por: Amor-próprio e capacidade de amar a outros

O que ensina este chakra: Amor incondicional, compaixão, perdão, verdade e gratidão, unidade, amor, reconciliação, tolerância, pureza, alegria nos relacionamentos e harmonia.

Desequilíbrios no chakra: Intolerância, falta de amor-próprio, depressões, tristeza, solidão, desgosto, fanatismo, receptividade transtornada, problemas cardíacos, disfunções das artérias coronárias, derrames, problemas respiratórios, asma e doenças auto-imunes.

Cores para estimular: Verde e Rosa

Glândula: Timo

Mantra: Yam

Elemento: Ar

VISHUDDHA ou Chakra Laríngeo

Também conhecido como o centro da vontade, está associado às glândulas do pescoço (tireóide e paratireóide), além da boca, cordas vocais, traquéia e vértebras cervicais. É também associado ao sistema nervoso parassimpático e atua sobre todo o sistema esquelético.

Os desequilíbrios energéticos deste centro podem se apresentar no indivíduo como dificuldade para fazer valer o desejo de comunicar seus sentimentos mais íntimos, além de afetar a capacidade de o indivíduo reconhecer conscientemente suas próprias necessidades.

No nível psíquico, atua durante a clauriaudiência (audição no nível astral). Nos níveis físico e emocional, as disfunções deste chakra podem provocar problemas de comunicação como a dificuldade de se expressar na frente de outras pessoas.

Palavra-chave: Comunicação

Significado em sânscrito: Puro ou "Centro da Pureza"

Localização: Garganta

Orientado para: Auto-Expressão

Responsável por: Comunicação verdadeira de nossos sentimentos

O que ensina este chakra: Comunicação interna e externa. Esclarecimento que conduz ao estado de consciência. Expressão dos sentimentos através da linguagem, música, pintura. Verdade e conhecimento

Desequilíbrios no chakra: Perturbações da fala e da expressão, tagarelice, problemas na tireóide (hiper ou hipotireoidismo), laringite, câncer na laringe

Cor para estimular: Azul-claro

Glândulas: Tireóide e Paratireóide

Mantra: Ham (lê-se o "H" como em help)

Elemento: Éter

Gostou? Aguarde a última parte da nossa série sobre os Chakras!

Material retirado da apostila "Curso de Reiki nível I" da Mestra Reikiana Evelize Salgado.

LEIA TAMBÉM:

Dia 26 de setembro temos mais uma turma de formação em Reiki nível 1. Veja informações e confirme sua presença:
http://terapeuticaoriental.blogspot.com.br/2015/05/curso-de-reiki-nivel-1-incluindo.html

ESPAÇO TERAPÊUTICA ORIENTAL
Fones: 51 9291.2933 / 8211.9670
Rua itapeva, 80/sala 403 - Passo D'Areia - Porto Alegre/RS
Leia Mais ►

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Os Sete Chakras - Parte 2

Continuamos o nosso texto sobre os Sete Chakras apresentando os dois primeiros, Básico e Sexual, e algumas definições a seu respeito:

MULADHARA ou Chakra Básico

Referente aos instintos primários de sobrevivência e que reflete o grau com que nos sentimos ligados à terra. Traz um senso de enraizamento e capacidade de tomar decisões com base em nossas necessidades mais agudas.

O excesso de energia concentrada neste chakra pode representar uma certa paranóia em relação ao mundo e fazer com que o indivíduo aja defensivamente na maioria das situações. Inversamente, uma baixa atividade energética através deste centro pode manifestar-se como falta de vontade de viver. É também a sede da kundalini, a serpente enrolada na região sacro-coccígena, que representa uma poderosa energia sutil pronta para entrar em ação. Só depois de alternarmos nossas atitudes e modos de estar no mundo é que esta força se dirige para cima, através da espinha e ativa cada um dos chakras principais na subida até o chakra coronário.

No físico, este chakra relaciona-se ao cóccix, ao sacro, à espinha e aos orifícios externos de excreção como o reto, o ânus e a uretra. Há ligações entre o 1º e o 2º chakras. Certas funções fisiológicas dos órgãos ligados ao chakra sacro representam os processos de absorção, assimilação e retenção de substâncias. Os órgãos associados ao chakra raiz representam a eliminação das substâncias anteriormente digeridas. Essas duas funções - assimilação e excreção - precisam operar em harmonia para que o corpo se mantenha num estado de equilíbrio. Disfunções nos dois chakras inferiores representam muitas vezes incapacidade para se livrar do passado.

Palavra-chave: Produção

Significado em sânscrito: Fundação, ou suporte da base. Fecundação. Estrutura da base

Localização: Base da coluna, períneo ou cóccix

Orientado para: Auto-Preservação

Responsável por: Energia do corpo físico

O que ensina este chakra: Comunhão com a terra, segurança, energia vital e coragem

Desequilíbrios no chakra: Regeneração deficiente, medo da vida e egoísmo

Cores para estimular: Vermelho, cinza, marrom e preto

Glândula: Adrenais (ou supra-renais)

Mantra: Lam

Elemento: Terra


SWADHISTHANA ou Chakra Sexual

É a sede da energia sutil da sexualidade. Está associado às gônadas e aos órgãos reprodutores e também à bexiga, aos intestinos grosso e delgado, ao apêndice e às vértebras lombares.
Do ponto de vista psicoenergético, é associado à expressão das emoções sensuais e da sexualidade. Pessoas cujas energias estão concentradas basicamente neste chakra, tenderão a encarar os relacionamentos a partir de seus aspectos sensual e sexual, e a considerar as pessoas como objetos sexuais.

As energias gonadais associadas a este chakra estão relacionadas à função hormonal das células de Leydig, existentes nos testículos e ovários, que produzem testosterona, hormônio associado à libido e ao desejo sexual de homens e mulheres.

Palavra-chave: Emoção

Significado em sânscrito: Morada do Ser ou o "Fundamento de si próprio"

Localização: Ventre, abaixo do umbigo

Orientado para: Auto-Gratificação

Responsável por: Capacidade de “se dar”

O que ensina este chakra: Alegria de viver, consciência de grupo, crescimento, sexualidade, desejos e criatividade

Desequilíbrios no chakra: Medo de viver, sentimento de culpa, doenças infecciosas, frieza de sentimentos, câncer cervical e uterino, colite, síndrome de irritabilidade nos intestinos, tumores na bexiga, má absorção de nutrientes pelo intestino delgado, vários tipos de disfunções sexuais, prostatite e dores lombares.

Cor para estimular: Laranja

Glândula: Gonadais (testículos e ovários)

Mantra: Vam

Elemento: Água

Esses foram os dois primeiros Chakras. Fiquem ligados nas próximas publicações!!

Material retirado da apostila "Curso de Reiki nível I" da Mestra Reikiana Evelize Salgado.

LEIA TAMBÉM:
OS SETE CHAKRAS - PARTE 1

Dia 26 de setembro temos mais uma turma de formação em Reiki nível 1. Veja informações e confirme sua presença:
http://terapeuticaoriental.blogspot.com.br/2015/05/curso-de-reiki-nivel-1-incluindo.html

ESPAÇO TERAPÊUTICA ORIENTAL
Fones: 51 9291.2933 / 8211.9670
Rua itapeva, 80/sala 403 - Passo D'Areia - Porto Alegre/RS
Leia Mais ►

terça-feira, 19 de maio de 2015

Os Sete Chakras - Parte 1


Os chakras são centros de energia de diferentes vibrações espalhados pelo nosso corpo. A palavra chakra (lê-se “tchakra”) tem origem sânscrita e significa "roda de luz", "roda que gira", ou círculo. São importantes capacitadores que permitem a nutrição energética de nosso corpo e, consequentemente, seu equilíbrio e saúde.
Nossos chakras funcionam como pontos-exaustores e pontos-distribuidores de energia e estão, como tudo na natureza, em constante movimento. Assim, permitem- nos revigorar nossos corpos físico, mental, emocional e espiritual.
Existem mais de 300 chakras em nosso corpo, e alguns autores falam em 12 chakras maiores, mas os sete principais mais conhecidos já nos auxiliam no equilíbrio dos quatro corpos, podendo dirigir corretamente a energia dos outros chakras secundários. Quando um dos chakras está bloqueado, sentimos dificuldades ou incapacidade de realizar funções em alguma área da vida, e este bloqueio energético muitas vezes acaba se manifestando como doenças no corpo físico.
O alinhamento e desbloqueio dos chakras é essencial à cura, pois permite que a energia flua sem obstáculos, gerando bem-estar e saúde. Além do Reiki, os cristais ajudam nesta tarefa, assim como a prática da meditação, yoga, respiração plena, exercícios físicos regulares, entre outras terapias. 
Os sete principais chakras ficam localizados ao longo da coluna vertebral e tem o seu próprio Mantra e cores correspondentes. Abaixo estão listados os nomes de cada um deles. Suas descrições completas serão apresentadas na continuação dessa postagem:
- MULADHARA ou Chakra Básico;
- SWADHISTHANA ou Chakra Sexual;
- MANIPURA ou Chakra do Plexo Solar;
- ANAHATA ou Chakra Cardíaco;
- VISHUDDHA ou Chakra Laríngeo;
- AJNA ou Chakra Frontal;
- SAHASRARA ou Chakra Coronário.
FIQUEM LIGADOS! Todos os Chakras serão explicados individualmente nas próximas postagens!!

LEIA TAMBÉM:
OS SETE CHAKRAS - PARTE 2

ESPAÇO TERAPÊUTICA ORIENTAL
Fones: 51 9291.2933 / 8211.9670
Rua itapeva, 80/sala 403 - Passo D'Areia - Porto Alegre/RS
Leia Mais ►

Reiki para animais


A cada dia que passa, mais e mais pessoas estão buscando o REIKI como tratamento altrenativo pela sua praticidade e eficácia comprovadas. E por incrível que pareça, quem está lucrando muito com isso são os animais, companheiros desses sensíveis adeptos do REIKI.

Isso mesmo, tratamento alternativo para animais, uma grande ideia já colocada em prática por muitos reikianos dedicados.

Em algumas clínicas veterinárias, os pacientes já podem contar com este serviço, tanto para problemas físicos, como também psicológicos. Conforme posts que encontramos na blogsfera, alguns fazendeiros bem informados também disponibilizam a terapia para os animais de grande porte. Nossa terapêuta, a Mestra Evelize Salgado, já teve essa incrível experiência no interior do RS.

Alguns terapeutas defendem a tese que não há locais específicos para a aplicação de Reiki nos animais, outros dizem que é recomendado respeitar os chakras de cada um, conforme esquema abaixo. Consideramos mais importante o conforto do animal; deve-se encontrar a melhor posição para ele e, na medida do possivel, trabalhar os chakras que são importantes centros de troca de energia. 

No caso de animais mais agressivos, a aplicação pode ser feita à distância.


O que pode ser tratado com o REIKI?

• Adaptação na perda ou troca do dono;
• adaptação na chegada de um novo membro da família, normalmente quando do nascimento de um bebê;
• estresse ou depressão;
• agressividade, nervosismmo;
• pré e pós operatório;
• alergias;
• animais idosos com doenças crônicas ou simplesmente para melhorar a qualidade de vida.

A terapia é feita pela canalização da enrgia cósmica REI que interage com a energia individual KI através da imposição das mãos do reikiano e não apresenta qualquer contra-indicação, vindo complementar o tratamento veterinário.

Para quem ainda não aderiu às terapias energéticas, vale a pena conferir a dica.


Na foto acima, nossa Mestra Evelize Salgado aplicando o Reiki em uma fazenda em Bagé, interior do Rio Grande do Sul.

Quer saber um pouco mais sobre Reiki? Acesse nossos outros posts aqui no Blog da Terapêutica Oriental:
VOCÊ SABE O QUE É REIKI?
CONHEÇA OS SETE CHAKRAS
OS CINCO PRINCÍPIOS DO REIKI

ESPAÇO TERAPÊUTICA ORIENTAL
Fones: 51 9291.2933 / 8211.9670
Rua itapeva, 80/sala 403 - Passo D'Areia - Porto Alegre/RS
Leia Mais ►