sexta-feira, 17 de julho de 2015

A IMPORTÂNCIA DA MASSAGEM NA RECUPERAÇÃO DE ATLETAS


QUEM RECUPERA MAIS RÁPIDO, TREINA MELHOR!!

Já ouviu falar nisso?? 

Pois essa é uma das grandes verdades em relação ao esporte tanto de alto nível quanto amador. Quanto melhor é o processo de recuperação, melhor será a performance do atleta, seja este de academia, profissional ou simplesmente o corredor de fim de dia ou jogador de finais de semana.

Uma boa recuperação depende de diversos fatores, e dentre os principais estão a alimentação e o sono. Aliás, muito se fala que para conquistar um corpo saudável ou bonito, o exercício físico desempenha um papel equivalente a 30% no resultado final. Os outros 70% estão ligados aos fatores de recuperação.

Alimentar-se bem garante ao organismo todos os macro e micronutrientes necessários para o anabolismo muscular e é na hora do sono que nossos mecanismos internos de anabolismo - regeneração e desenvolvimento muscular e articular - entram em funcionamento máximo.

A massagem desportiva auxilia nesse processo de recuperação interferindo positivamente tanto na etapa da alimentação quanto na etapa do sono, pois é capaz de estimular a circulação de sangue e oxigênio por todos os tecidos corporais e, consequentemente, irrigar com muito mais eficiência os músculos e regiões articulares com os nutrientes essenciais para a recuperação. Além disso, com uma irrigação muito maior, durante o sono o processo de anabolismo é otimizado e a regeneração muscular é acelerada, encurtando o período de recuperação e, consequentemente, deixando o corpo muito menos suscetível a lesões nas próximas sessões de treino.

Ainda, o resultado dessa melhor circulação interfere diretamente na redução da fadiga, proporcionando muito mais força e explosão nas sessões de treino seguintes. Isso está ligado a quantidade disponível de glicogênio e creatina fosfato durante o trabalho de força realizado pelo atleta, mas este assunto deixaremos para nossa próxima postagem a respeito dos benefícios da massagem desportiva.

Fique ligado!!

Saiba como a Acupuntura pode auxiliar no tratamento esportivo:

Quer saber mais sobre a acupuntura? Acesse nossos posts no Blog da Terapêutica Oriental:
ACUPUNTURA NO TRATAMENTO ANTI-RUGAS
EMAGRECENDO COM A ACUPUNTURA

Acesse também a nossa página no facebook:
Rua Itapeva, 80/sala 403. Bairro Passo D'Areia - Porto Alegre
Fones: 51 8211.9670 e 9291.2933
Leia Mais ►

quarta-feira, 8 de julho de 2015

ACUPUNTURA NO CONTROLE DA DOR



Os benefícios que a acupuntura pode proporcionar para a saúde são diversos e sua eficácia já não é mais contestada nem mesmo dentro da medicina moderna. Atualmente, ela é considerada Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade pela Unesco e recomendada como Terapia Complementar pela OMS - Organização Mundial da Saúde - para inúmeros tipos de tratamentos e doenças.

No entanto, é na área do tratamento da dor que a acupuntura se sobressai, ganhando destaque como uma das práticas mais rápidas, seguras e eficazes, capaz de obter sucesso em 90% dos pacientes que procuram pela técnica. 

De problemas musculares e de articulação até crises que possam envolver órgãos internos, o poder da analgesia obtido pela acupuntura permaneceu um mistério por muito tempo e a complicada teoria da Medicina Tradicional Chinesa parecia estar inalcançável para a ciência Ocidental, que buscava na técnica o entendimento da relação da dor com o organismo e os efeitos benéficos que a terapia conseguia trazer inclusive no plano psicológico.

Dessa maneira, desde a metade do século passado a acupuntura vem sendo objeto de estudo de médicos, cientistas e terapeutas pelo seu poder analgésico e anestésico, capaz de cessar dores agudas e tratar em um curto intervalo de tempo diferentes sintomas de dor. De lá para cá a tecnologia, que parece ser tão antagônica a uma técnica milenar e simplista como a acupuntura, acabou se tornando sua maior aliada, e hoje graças as possibilidades de tomografia computadorizada, monitoramento neural e microbiologia é possível acompanhar as reações internas desencadeadas no corpo humano desde a aplicação das agulhas até as horas e dias posteriores em que o organismo permanecerá em reação imune que proporcionará a sua homeostase, ou seja, o seu equilíbrio interno natural.

Como resultado desses anos de estudo, a área dedicada ao entendimento da dor foi a que ganhou maior respaldo da ciência. As interações entre agulha e tecidos corporais desencadeiam uma série de respostas cardiovasculares, hormonais e neurais, que prontamente articulam todo o potencial interno do nosso próprio corpo para relaxar coração e artérias, secretar hormônios como endorfina - responsáveis pela sensação de analgesia e prazer - e mandar mensagens ao cérebro inibindo os sintomas da dor. É uma reação em cadeia que ocorre internamente e que, felizmente e graças à tecnologia, é possível acompanhar do início ao fim, assegurando o caráter terapêutico da acupuntura.

Ainda há muito o que se estudar dentro do potencial de cura da acupuntura, principalmente em casos de doenças mais sutis e que envolvam o campo psicológico. No entanto, na área da dor o que se conseguiu comprovar tornou a acupuntura um dos tratamentos mais utilizados no mundo inteiro, aliando-se a tratamentos convencionais utilizados por médicos, fisioterapeutas e anestesistas.

Quer saber mais sobre a acupuntura? Acesse nossos posts no Blog da Terapêutica Oriental:
ACUPUNTURA NO TRATAMENTO ANTI-RUGAS
EMAGRECENDO COM A ACUPUNTURA


Acesse também a nossa página no facebook:
Rua Itapeva, 80/sala 403. Bairro Passo D'Areia - Porto Alegre
Fones: 51 8211.9670 e 9291.2933
Leia Mais ►

quinta-feira, 2 de julho de 2015

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA. A arte Milenar da cura!



Os primeiros registros da Medicina Tradicional Chinesa se perdem na história, no entanto foi na dinastia do Imperador Amarelo entre 2.698 e 2.598 a. C. que a arte começou a transformar-se em ciência, baseada na observação de aspectos da natureza e do Universo que refletiam no ser humano e na sua relação com a saúde e a doença.

Foi na busca dessa relação que se originaram teorias como a do Yin/Yang e dos Cinco Elementos, que reproduzem na natureza o que ocorre dentro e com o ser humano. Tudo está em constante mutação: o que é quente outra hora estará frio, o que é claro depois será escuro, o que está novo, um dia ficará velho. Dessa maneira conseguiu-se mapear todas as situações de saúde e doença que o ser humano passa no decorrer de sua vida e, assim, tornar a arte de entender o homem em Ciência. 

De lá para cá, a MTC desenvolveu-se como uma das principais bases para o tratamento do corpo humano integralmente, influenciando todas as práticas medicinais orientais e inclusive auxiliando em uma nova maneira de enxergar a medicina ocidental.


Seu principal objetivo é restabelecer o equilíbrio interno através do tratamento dos Meridianos - canais de energia que circulam pelo corpo e responsáveis pela interação com o mundo exterior - que estão constantemente sofrendo ataques. Fatores como clima, sobrecarga emocional e até traumas físicos, como acidentes e lesões podem influenciar negativamente a estrutura energética do corpo humano.

Todas as práticas terapêuticas da MTC proporcionam ao paciente este reequilíbrio, de forma natural, onde a cura inicia por dentro, ajudando a pessoa encontrar seu próprio caminho e a partir disto voltar a viver em harmonia física e mental. 

As práticas da MTC são:
- Acupuntura;
- Tui na;
- Moxabustão;
- Ventosaterapia;
- Fitoterapia;
- Terapia Alimentar Chinesa;
- Práticas corporais (Qi gong, meditação e artes marciais)

Diversas maneiras de restaurar o equilíbrio interno proporcionando uma integração de corpo e mente e uma vida com mais qualidade.


Quer saber mais sobre acupuntura?? Clique aqui!

Acesse também os outros posts da Terapêutica Oriental:
terapeuticaoriental.blogspot.com.br

Acesse também nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/terapeuticaoriental

Terapêutica Oriental
Rua Itapeva, nro. 80/sala 403
Fones: 51 8211.9670 e 9291.2933
Leia Mais ►