sexta-feira, 9 de outubro de 2015

A energia terapêutica das Pedras


Desde o início dos tempos o homem mantém uma forte relação com as pedras, que irradiam a energia da Terra. Para os antigos, elas simbolizavam a unidade e a força e, quando se quebravam, o desmembramento, a doença, a derrota e a morte. Acreditava-se que pedras eram seres vivos dotados de memória e sabedoria e, se conectados com o homem, poderiam desvendar segredos e mistérios. As pedras eram – e ainda são - amuletos para afastar o mal, talismãs para atrair boa sorte e oráculos através dos quais alguns povos forjaram seu destino.

Segundo relatos de historiadores e estudiosos gregos, entre eles Aristóteles, Demócrito e Plutarco, na antiga civilização de Atlântida sábios utilizavam grandes cristais para canalizarem força cósmica e como meios de comunicação telepática.

Hoje, intitula-se gemoterapia o estudo e utilização das gemas, que são consideradas pedras curativas, cujos poderes baseiam-se em um princípio fundamental: vibrações atômicas e moleculares que dão origem à matéria e à vida. São utilizadas para contrabalançar os efeitos vibratórios negativos das outras pessoas, do mundo e do planeta.

Com as pedras, são preparados cremes de beleza e elixires curativos, são harmonizados os chakras e tratadas doenças psicofísicas. Quando colocadas junto ao corpo ou carregadas no bolso, elas vibram em suas energias mais sutis, que são assimiladas pelo portador, produzindo uma sensação de relaxamento e vitalidade.

No entanto, os cristais – considerando cristal qualquer mineral que tem propriedades metafísicas – agem de diferentes formas e intensidade entre as pessoas. Portanto é necessário que haja abertura e credibilidade para receber o tratamento e para entrar em sintonia com suas vibrações.

Do ponto de vista energético, as pedras são ferramentas mágicas que podem ajudar a humanidade a retomar o caminho da saúde, do bem-estar e da vida plena. Basta permitir que realizem seu papel de reequilibrar nossa frequência através do seu potencial terapêutico.

No dia 24 de outubro realizaremos o curso "A energia Transmutadora e Terapêutica dos Cristais", ensinando sua utilização de forma prática e embasamento teórico.

Não fique de fora!! Para maiores informações, ligue 51 9291.2933 ou 8211.9670 ou acesse o link abaixo:
CURSO DE CRISTAIS

Se preferir, envie mensagem para terapeuticaoriental@gmail.com ou para nossa página no facebook: 

Se quiser saber mais sobre a Terapêutica Oriental, acesse nossos outros posts no Blog!
terapeuticaoriental.blogspot.com.br

ESPAÇO Terapêutica Oriental
Fones: 51 8211.9670 / 9291.2933
Rua Itapeva, 80/ sala 403 - Passo D'Areia - POA/RS
Leia Mais ►

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

O poder das Flores



Assim como a Acupuntura, o Reiki e demais terapias complementares, o tratamento com Florais atua em nossos corpos físico, emocional, mental e espiritual. Todo o seu trabalho está direcionado para a harmonização dos Chakras, desbloqueios energéticos e controle emocional e resulta em equilíbrio interior e paz de espírito. Como consequência, traz alívio e conforto para o corpo também, aliviando sintomas e doenças, sejam elas físicas ou psicológicas.

O poder que as essências da natureza têm sobre nós humanos é infinito e capaz de moldar o campo energético de cada indivíduo, sendo que a seleção minuciosa e a combinação de cada Floral pode agir em favor das nossas necessidades e ideais. Os Florais são capazes de mudar nossa percepção de mundo ensinar a viver a vida com otimismo e determinação e minimizar pensamentos derrotistas, rancores, raivas, ansiedade e diversos outros aspectos negativos ou desnecessários para nossa caminhada.

O resultado desse entendimento e bem estar consigo mesmo está diretamente relacionado com o auxílio à cura de doenças, com o alívio de dores, a minimização do cansaço e até o combate ao envelhecimento. Lembre-se: toda doença do lado de fora do nosso corpo é resultado do que não está muito bem do lado de dentro.

Não há contra-indicações para o uso de florais e sua recomendação vai desde complemento para qualquer tratamento médico assim como para ser um “tônico” diário, que nos proporcionará mais leveza e equilíbrio para o dia a dia. Apenas algumas gotas diariamente e a nossa forma de encarar o mundo se torna muito mais leve e positiva!

AS 38 ESSÊNCIAS DE BACH

Existem diversos tipos e linhas de tratamento floral, como as de Saint-Germain, de Gabriel, Florais do Pacífico, etc. Cada um desses sistemas aborda de maneira variada a utilização e combinação de essências extraídas de plantas, no entanto, o objetivo é sempre o mesmo: proporcionar o reequilíbrio interno do indivíduo.

Entre esses diversos sistemas e as centenas de essências atualmente conhecidas, 38 são as precursoras, desenvolvidas na década de 30 por Edward Bach e que hoje integram o sistema mais mais conhecido e divulgado no mundo: os Florais de Bach.

Suas 38 essências são catalogadas assim:

* Agrimony – Pessoas com tendência a esconder seus sentimentos. São aparentemente alegres e descontraídas, mas de forma superficial. Apresentam conflitos emocionais e medo da solidão. É comum procurarem desculpas para não se conscientizar dos problemas. Apresentam tendência ao uso de álcool e drogas.
* Aspen – Pessoas que são tomadas por medo de algo que não sabem identificar. Neste estado há um aumento da ansiedade e apreensão, podendo levar ao pânico.
* Beech – Pessoas que mostram-se muito rígidas, com critérios muito definidos ao fazer julgamento sobre os outros e dificuldade em aceitar seus próprios erros.
* Centaury – Pessoas facilmente dominadas, com dificuldade em impor sua vontade e suas idéias. Esperam que os outros lhe digam que atitudes tomar e quais caminhos devem seguir. A essência vai ajudar a despertar as características positivas, reconhecendo a própria individualidade sem se influenciar pelas opiniões alheias.
* Cerato – Pessoas com pouca confiança em si, que tendem a duvidar de sua capacidade de julgamento. Têm tendência a imitar atitudes dos outros, não assumindo responsabilidade por suas experiências. A essência do cerato vai devolver a autoconfiança e ajudar a lidar com o sentimento de incapacidade.
* Cherry Plum – Pessoas que tendem a perder o controle sobre seus pensamentos e ações. Neste estado emocional podem apresentar impulsos violentos contra si mesmo e os outros, tornando-se bastante deprimidas.
* Chestnut Bud – Pessoas com dificuldade de aprendizagem. Estas não conseguem aprender com as experiências e cometem sempre os mesmos erros. Também crianças que apresentam dificuldade escolar.
* Chicory – Pessoas muito possessivas, que tendem a manter o controle sobre as outras e a dirigir suas vidas. São pessoas dominadoras, carentes, muito dependentes e presas a regras sociais.
* Clematis – Pessoas com grande dificuldade de concentração e de viver o presente devido, à falta de interesse pelas coisas. Aquelas pessoas que parecem estar sempre com o pensamento distante e tem dificuldade em memorizar.
* Crab Apple – Essa essência vai limpar a mente trazendo à tona os sentimentos de impureza e auto-desaprovação, tudo o que causa desequilíbrio e pode se transformar em doença. Uma vez conscientizadas de suas dificuldades, essas pessoas serão capazes de ver os fatos em suas reais proporções.
* Elm – Pessoas que tem grande senso de responsabilidade. São autoconfiantes, seguras, com capacidade de liderança, mas momentaneamente se sentem incapazes de dar continuidade ao trabalho que vem assumindo por serem muito exigentes e perfeccionistas.
* Gentian – Pessoas que desanimam frente às dificuldades que surgem. O floral vai devolver uma perspectiva positiva, ajudando a compreender e superar a situação.
* Gorse – Pessoas que se encontram em estado de desespero e pessimismo. A função deste floral é ajudar essa pessoa a assumir uma postura diferente frente a vida, adquirindo mais energia para superar os problemas.
* Heather – Pessoas que têm necessidade de falar compulsivamente. São muito preocupadas consigo mesmas e não conseguem ouvir o outro. Tendem a monopolizar uma conversa pelo impulso de relatar tudo que vive.
* Holly – Pessoas que se encontram em estado de muita raiva, ciúme, inveja, constante expressão de mau humor.
* Honeysuckle – Pessoas que se encontram com dificuldade de se desligar do passado e não usufruem dos acontecimentos presentes.
* Hornbeam – Pessoas com sensações de cansaço e exaustão mental.
* Impatiens – Pessoas muito rápidas de pensamento, que perdem a paciência em aceitar o ritmo dos outros. Ficam tensas e frustradas quando as coisas não acontecem com rapidez.
* Larch – Pessoas inseguras, que não acreditam em sua capacidade. Devido ao valor que dá às experiências negativas do passado, não reconhecem seu potencial para atingir os objetivos. São convictas de sua inferioridade.
* Mimulus – Pessoas que têm medo de andar de elevador, avião, de escuro , de doenças e outros. Essas pessoas estão constantemente ansiosas por estar sujeitas a se deparar com situações que lhe causam ansiedade a qualquer momento. O floral ajudará a compreender essa ansiedade trazendo equilíbrio para uma vida mais saudável.
* Mustard – Pessoas com uma tristeza inesperada, depressão profunda. Tendem a canalizar sua energia totalmente para dentro de si levando a um comportamento de introversão e à falta de sociabilidade. A essência do Mustard irá proporcionar mais serenidade de pensamento e clareza nos seus sentimentos.
* Oak – Pessoas obstinadas com o trabalho, cumpridoras do dever, corajosas e com grandes ideais. Estas não se permitem o prazer que não venha da realização e de um esforço excessivo. O floral vai devolver a alegria e a vitalidade.
* Olive – Para esgotamento mental. Quando as pessoas gastam inconscientemente muita energia com preocupações e chega ao limite de suas forças, podendo gerar doenças físicas.
* Pine – Pessoas que apresentam sintomas como sentimento de culpa, auto-censura, e que são rigorosos ao julgar seus comportamentos.
* Red Chestnut – Pessoas que se preocupam excessivamente com os outros. São superprotetores, sacrificam -se em função dos problemas alheios.
* Rock Rose – Pessoas com sentimento de terror, ansiedades que aumentam progressivamente e paralisam em função do medo.
* Rock Water – Pessoas perfeccionistas, que possuem ideais exagerados e se obrigam a viver de acordo com eles.
* Scleranthus – Pessoas incapazes de tomar uma decisão. Vacilam entre dois caminhos gastando um tempo valioso em seus raciocínios. Apresentam grande flutuação de humor.
* Star of Bethlehem – Pessoas que viveram experiências traumáticas, sejam de ordem física, emocional ou espiritual. O floral restaura o poder auto-curativo do corpo, neutralizando os sintomas do trauma, independente se este é recente ou tenha acontecido há muito tempo.
* Sweet Chestnut – Pessoas que se sentem desamparadas e desprotegidas, chegando ao limite de suas forças. Sentimento de extrema angústia e desespero.
* Vervain – Pessoas que se sentem donas da verdade e não aceitam as diferenças individuais. Querem convencer os outros de suas idéias e crenças.
* Vine – Pessoas ávidas de poder, críticas, dominadoras e inflexíveis em suas atitudes. São muito capazes, seguros de si e não valorizam as opiniões dos outros.
* Walnut – Pessoas que precisam de adaptar às mudanças, tanto emocionais como corporais. Pessoas que tendem a se deixar influenciar pelos outros e não confiam em seus próprios valores.
* Water Violet – Pessoas que tendem a ser mais reservadas, distantes, que têm medo de se expor e buscam o isolamento.
* White Chestnut – Pessoas cujos pensamentos não desejados circulam compulsivamente em suas cabeças. A falta de controle sobre o pensamento leva à depressão e à falta de concentração.
* Wild Oat – Pessoas que não definiram um caminho na vida, não tem uma meta a seguir. O floral vai ajudar a reconhecer o próprio potencial e a desenvolvê-lo.
* Wild Rose – Pessoas em estado de apatia, resignação, falta de interesse e objetivos a seguir.
* Willow – Pessoas que se sentem vítimas e culpam os outros por seu fracasso em todos os níveis. O floral vai ajudá-la a ter uma atitude positiva, assumindo plena responsabilidade por suas experiências.
* Rescue – Para todas as situações de emergência . É composto de Star of Bethlehem, Rock Rose, Impatiens, Cherry Plum e Clematis.

Gostou da matéria? Dias 14 e 15 de novembro teremos um curso vivencial sobre os Florais de Bach no Espaço Terapêutica Oriental, com a professora Lira Guglieri. Não perca essa oportunidade de se aproximar ainda mais da Terapia Floral!

Inscrições pelos fones: 51 9291.2933 / 8211.9670

Se quiser saber mais sobre a Terapêutica Oriental, acesse nossos outros posts no Blog!

Visite também nossa página no facebook: 
https://www.facebook.com/terapeuticaoriental

ESPAÇO Terapêutica Oriental
Fones: 51 8211.9670 / 9291.2933
Rua Itapeva, 80/ sala 403 - Passo D'Areia - POA/RS
Leia Mais ►

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

CONES CHINESES - Princípios de funcionamento


A técnica de Cone Chinês consiste na queima de parafina dentro de um cone de tecido, que reduz a quantidade de oxigênio do local criando um vácuo e gerando um processo suave de aspiração, capaz de movimentar o cerúmen ou o muco no canal auditivo. Dessa forma, faz com que o acúmulo de cera e outras impurezas se desmanchem desobstruindo as passagens internas tanto do ouvido, quanto do nariz e garganta.


BENEFÍCIOS

- Ativa a circulação de oxigênio, sangue e Qi (energia Vital) das vias respiratórias;
- Desintoxica os sinus;
- Desobstrui o ouvido, nariz e garganta;
- Acalma o sistema nervoso;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Estimula o SNC proporcionando clareza na audição e na visão, melhorando o paladar e o olfato.


INDICAÇÕES DE TRATAMENTO

- Higiene do ouvido – liquefaz a cera empedrada, elimina o excesso de cerúmen;
- Otalgia (dor de ouvido)proveniente ou não de otites (inflamação no ouvido) - favorece a drenagem das secreções e proporciona um efeito calmante;
- Labirintite – contribui no balanceamento e equilíbrio dos fluidos do labirinto;
- Perda de audição temporária por excesso de secreção;
- Zumbidos e vertigens;
- Sinusite aguda ou crônica – alivia os sinus que se conecta com a Trompa de Eustáquio;
- Rinite;
- Resfriados com dores de cabeça e obstrução nasal;
- Redução olfativa;
- Pigarros (fumantes e ex fumantes);
- Cefaleia e enxaqueca;
- Alergias respiratórias;
- Dores em geral - ósseas, articulares, musculares e outras;
- Insônia;
- Ansiedade, estresse, nervosismo;
- Purificação energética;
- Alinhamento e harmonização dos Chakras.

Além disso, os cones também vão além do tratamento físico, pois  são capazes de atuar nos bloqueios energéticos ocasionados por estresse ou fatores externos, limpando e harmonizando os Chakras e restaurando o seu equilíbrio.


Quer saber mais sobre Cones Chineses?

Dia 27 de setembro teremos um Workshop sobre "Teoria e Prática na Aplicação de Cones Chineses". Saiba mais pelos fones 51 9291.2933 ou 8211.9670 ou entre em contato pelo email terapeuticaoriental@gmail.com .

ESPAÇO Terapêutica Oriental
Rua Itapeva, 80/sala 403 - Passo D'Areia - Porto Alegre/RS
51 9291.2933 / 8211.9670
Leia Mais ►

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

ACUPUNTURA ESPORTIVA e seus benefícios


A Acupuntura é uma das técnicas da Medicina Tradicional Chinesa que visa o reequilíbrio do organismo e o tratamento de varios tipos de enfermidade, que vão desde alterações emocionais e afetivas até casos de injúrias decorrentes de acidentes ou mal funcionamento de órgãos internos.

No entanto, com o passar dos anos e o avanço da tecnologia a acupuntura passou a ser utilizada não só como ferramenta de tratamento, mas também de prevenção e até otimização da saúde e da qualidade de vida. Esse é o caso da Acupuntura Esportiva, um ramo não necessariamente novo, mas que nos últimos anos ganhou visibilidade dentro do esporte de alto rendimento e da Medicina Ocidental pela sua efetividade e eficácia comprovadas.

Leia mais:

ACUPUNTURA E ESPORTE JUNTAS NA HISTÓRIA

O esporte e a atividade física acompanham a humanidade desde os primórdios, seja como ferramenta de sobrevivência através da caça, ou como instrumento para preparação de atletas (guerreiros) que cresciam e se desenvolviam preparados para a guerra. Desde então, tratamentos de lesões, dores e a necessidade de aprimoramento são constantes na vida de quem pratica exercícios, e é por isso que dizemos que o ramo da Acupuntura Esportiva não é tão novo assim.

Conta-se que o ato de punção originou-se na China Medieval com os lendários Samurais que, durante a guerra, ao se ferirem constantemente, descobriram que era possível burlar os sinais de dor ao estimular determinados pontos espalhados pelo corpo. Para isso utilizavam pedras pontiagudas e até pontas de ossos quebrados para alcançar a maior profundidade possível durante a aplicação no local. Desde então na China se estuda e desenvolve a acupuntura também como ferramenta de auxílio aos praticantes de atividade, que buscam não só a cura para doenças, mas o alívio para dores crônicas e agudas e também como fonte de Qi (energia vital), regeneração mais rápida de músculos e tendões e maior flexibilidade e resposta a estímulos externos.

A Acupuntura é capaz de tratar diretamente o local da dor de forma instantânea ou gradual, permitindo o atleta a não interromper suas atividades completamente ou a programar um tratamento dentro de um período não competitivo. Da mesma forma, a acupuntura como forma de otimização da performance permite aplicações minutos antes de uma prova, bem como sessões programadas em períodos pré ou pós competitivos, servindo como uma aliada à preparação física e à periodização do atleta.

É devido a isso que a Acupuntura ganhou reconhecimento dentro de clubes e escolas esportivas, bem como médicos do esporte, fisioterapeutas e preparadores físicos. Seu desempenho está comprovado não só nos laboratórios que hoje conseguem acompanhar todo o mecanismo de ação da Acupuntura, como também nos indicadores de desempenho de praticantes de esportes em geral que aceleram seu processo regenerativo pós-treinamento e retardam o desgaste de músculos e articulações, permitindo o aumento da repetição, o acréscimo das cargas e impactos e da frequência de treinos.


Quer saber mais sobre Acupuntura? Acesse os outros posts do nosso blog:

Acesse também a nossa página no facebook:
Rua Itapeva, 80/sala 403. Bairro Passo D'Areia - Porto Alegre
Fones: 51 8211.9670 e 9291.2933
Leia Mais ►

sexta-feira, 17 de julho de 2015

A IMPORTÂNCIA DA MASSAGEM NA RECUPERAÇÃO DE ATLETAS


QUEM RECUPERA MAIS RÁPIDO, TREINA MELHOR!!

Já ouviu falar nisso?? 

Pois essa é uma das grandes verdades em relação ao esporte tanto de alto nível quanto amador. Quanto melhor é o processo de recuperação, melhor será a performance do atleta, seja este de academia, profissional ou simplesmente o corredor de fim de dia ou jogador de finais de semana.

Uma boa recuperação depende de diversos fatores, e dentre os principais estão a alimentação e o sono. Aliás, muito se fala que para conquistar um corpo saudável ou bonito, o exercício físico desempenha um papel equivalente a 30% no resultado final. Os outros 70% estão ligados aos fatores de recuperação.

Alimentar-se bem garante ao organismo todos os macro e micronutrientes necessários para o anabolismo muscular e é na hora do sono que nossos mecanismos internos de anabolismo - regeneração e desenvolvimento muscular e articular - entram em funcionamento máximo.

A massagem desportiva auxilia nesse processo de recuperação interferindo positivamente tanto na etapa da alimentação quanto na etapa do sono, pois é capaz de estimular a circulação de sangue e oxigênio por todos os tecidos corporais e, consequentemente, irrigar com muito mais eficiência os músculos e regiões articulares com os nutrientes essenciais para a recuperação. Além disso, com uma irrigação muito maior, durante o sono o processo de anabolismo é otimizado e a regeneração muscular é acelerada, encurtando o período de recuperação e, consequentemente, deixando o corpo muito menos suscetível a lesões nas próximas sessões de treino.

Ainda, o resultado dessa melhor circulação interfere diretamente na redução da fadiga, proporcionando muito mais força e explosão nas sessões de treino seguintes. Isso está ligado a quantidade disponível de glicogênio e creatina fosfato durante o trabalho de força realizado pelo atleta, mas este assunto deixaremos para nossa próxima postagem a respeito dos benefícios da massagem desportiva.

Fique ligado!!

Saiba como a Acupuntura pode auxiliar no tratamento esportivo:

Quer saber mais sobre a acupuntura? Acesse nossos posts no Blog da Terapêutica Oriental:
ACUPUNTURA NO TRATAMENTO ANTI-RUGAS
EMAGRECENDO COM A ACUPUNTURA

Acesse também a nossa página no facebook:
Rua Itapeva, 80/sala 403. Bairro Passo D'Areia - Porto Alegre
Fones: 51 8211.9670 e 9291.2933
Leia Mais ►

quarta-feira, 8 de julho de 2015

ACUPUNTURA NO CONTROLE DA DOR



Os benefícios que a acupuntura pode proporcionar para a saúde são diversos e sua eficácia já não é mais contestada nem mesmo dentro da medicina moderna. Atualmente, ela é considerada Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade pela Unesco e recomendada como Terapia Complementar pela OMS - Organização Mundial da Saúde - para inúmeros tipos de tratamentos e doenças.

No entanto, é na área do tratamento da dor que a acupuntura se sobressai, ganhando destaque como uma das práticas mais rápidas, seguras e eficazes, capaz de obter sucesso em 90% dos pacientes que procuram pela técnica. 

De problemas musculares e de articulação até crises que possam envolver órgãos internos, o poder da analgesia obtido pela acupuntura permaneceu um mistério por muito tempo e a complicada teoria da Medicina Tradicional Chinesa parecia estar inalcançável para a ciência Ocidental, que buscava na técnica o entendimento da relação da dor com o organismo e os efeitos benéficos que a terapia conseguia trazer inclusive no plano psicológico.

Dessa maneira, desde a metade do século passado a acupuntura vem sendo objeto de estudo de médicos, cientistas e terapeutas pelo seu poder analgésico e anestésico, capaz de cessar dores agudas e tratar em um curto intervalo de tempo diferentes sintomas de dor. De lá para cá a tecnologia, que parece ser tão antagônica a uma técnica milenar e simplista como a acupuntura, acabou se tornando sua maior aliada, e hoje graças as possibilidades de tomografia computadorizada, monitoramento neural e microbiologia é possível acompanhar as reações internas desencadeadas no corpo humano desde a aplicação das agulhas até as horas e dias posteriores em que o organismo permanecerá em reação imune que proporcionará a sua homeostase, ou seja, o seu equilíbrio interno natural.

Como resultado desses anos de estudo, a área dedicada ao entendimento da dor foi a que ganhou maior respaldo da ciência. As interações entre agulha e tecidos corporais desencadeiam uma série de respostas cardiovasculares, hormonais e neurais, que prontamente articulam todo o potencial interno do nosso próprio corpo para relaxar coração e artérias, secretar hormônios como endorfina - responsáveis pela sensação de analgesia e prazer - e mandar mensagens ao cérebro inibindo os sintomas da dor. É uma reação em cadeia que ocorre internamente e que, felizmente e graças à tecnologia, é possível acompanhar do início ao fim, assegurando o caráter terapêutico da acupuntura.

Ainda há muito o que se estudar dentro do potencial de cura da acupuntura, principalmente em casos de doenças mais sutis e que envolvam o campo psicológico. No entanto, na área da dor o que se conseguiu comprovar tornou a acupuntura um dos tratamentos mais utilizados no mundo inteiro, aliando-se a tratamentos convencionais utilizados por médicos, fisioterapeutas e anestesistas.

Quer saber mais sobre a acupuntura? Acesse nossos posts no Blog da Terapêutica Oriental:
ACUPUNTURA NO TRATAMENTO ANTI-RUGAS
EMAGRECENDO COM A ACUPUNTURA


Acesse também a nossa página no facebook:
Rua Itapeva, 80/sala 403. Bairro Passo D'Areia - Porto Alegre
Fones: 51 8211.9670 e 9291.2933
Leia Mais ►

quinta-feira, 2 de julho de 2015

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA. A arte Milenar da cura!



Os primeiros registros da Medicina Tradicional Chinesa se perdem na história, no entanto foi na dinastia do Imperador Amarelo entre 2.698 e 2.598 a. C. que a arte começou a transformar-se em ciência, baseada na observação de aspectos da natureza e do Universo que refletiam no ser humano e na sua relação com a saúde e a doença.

Foi na busca dessa relação que se originaram teorias como a do Yin/Yang e dos Cinco Elementos, que reproduzem na natureza o que ocorre dentro e com o ser humano. Tudo está em constante mutação: o que é quente outra hora estará frio, o que é claro depois será escuro, o que está novo, um dia ficará velho. Dessa maneira conseguiu-se mapear todas as situações de saúde e doença que o ser humano passa no decorrer de sua vida e, assim, tornar a arte de entender o homem em Ciência. 

De lá para cá, a MTC desenvolveu-se como uma das principais bases para o tratamento do corpo humano integralmente, influenciando todas as práticas medicinais orientais e inclusive auxiliando em uma nova maneira de enxergar a medicina ocidental.


Seu principal objetivo é restabelecer o equilíbrio interno através do tratamento dos Meridianos - canais de energia que circulam pelo corpo e responsáveis pela interação com o mundo exterior - que estão constantemente sofrendo ataques. Fatores como clima, sobrecarga emocional e até traumas físicos, como acidentes e lesões podem influenciar negativamente a estrutura energética do corpo humano.

Todas as práticas terapêuticas da MTC proporcionam ao paciente este reequilíbrio, de forma natural, onde a cura inicia por dentro, ajudando a pessoa encontrar seu próprio caminho e a partir disto voltar a viver em harmonia física e mental. 

As práticas da MTC são:
- Acupuntura;
- Tui na;
- Moxabustão;
- Ventosaterapia;
- Fitoterapia;
- Terapia Alimentar Chinesa;
- Práticas corporais (Qi gong, meditação e artes marciais)

Diversas maneiras de restaurar o equilíbrio interno proporcionando uma integração de corpo e mente e uma vida com mais qualidade.


Quer saber mais sobre acupuntura?? Clique aqui!

Acesse também os outros posts da Terapêutica Oriental:
terapeuticaoriental.blogspot.com.br

Acesse também nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/terapeuticaoriental

Terapêutica Oriental
Rua Itapeva, nro. 80/sala 403
Fones: 51 8211.9670 e 9291.2933
Leia Mais ►

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Como as cores podem influenciar em nossa vida?



No mundo moderno, tudo é influenciado pelas cores. Além de tendências de moda, elas definem organizações, paixões e até status. Porém é preciso considerar que as cores vão além do lugar-comum, exercendo, desde sempre, influência direta nos aspectos psicofísicos do homem.

Quando buscamos informações sobre as técnicas naturais de cura, caímos direto nas antigas civilizações da Grécia, Egito, Índia e China. Com a cromoterapia não poderia ser diferente. Temos referências, através das pesquisas do Dr. Paul Galioughi, autor do livro “La Médicine des Pharaons”, que os tratamentos cromoterápicos iniciaram no Egito, onde sacerdotes-médicos tratavam os doentes com as cores, utilizando-se de flores e pedras preciosas, mas esta técnica ficou esquecida por longo tempo e hoje está novamente entre as terapias energéticas, apresentando ótimos resultados.

Podemos definir CROMOTERAPIA como a ciência que utiliza as diferentes cores na busca do equilíbrio do ser humano, alterando ou mantendo as vibrações do corpo em uma frequência que resulte em bem-estar, harmonia e saúde.

A relação homem-cor é muito fácil de ser observada à cabeceira de um doente que, quando febril, odeia a luz e as cores quentes, pois seu organismo tem excesso de calor. Porém, ao passar o estado de febre, procura novamente o sol – irradiação quente - para compensar a energia perdida durante a doença.

Alguns estudos apontam o reconhecimento  da personalidade das pessoas através das cores de suas roupas e a possibilidade de potencializar algumas ações com o uso adequado das cores, o que pode tornar o dia-a-dia mais fácil e prazeroso.

Segundo o cromoterapeuta e psicólogo transpessoal Maurício Yanez, a Cromoterapia Alimentar possui benefícios emocionais e físicos. Ele explica que a Alimentação Cromática baseia-se na energia do espectro solar que os alimentos absorvem dos raios solares e nos transmitem por meio de sua ingestão. “Como cor é luz, a pessoa primeiro alimenta-se de luz e depois das propriedades nutritivas dos alimentos."

Uma outra forma de aproveitar a influência das cores é através da pintura e decoração dos ambientes. Pintar uma casa ou um cômodo com a cor adequada, além de trazer uma sensação de limpo e novo, pode trazer uma vibração especial para o ambiente e para quem ali habita. Quando se deseja decorar um aposento, é preciso pensar se queremos que tenha a aparência de maior ou menor. Porém além dessa aparência, as vibrações de cada cor influenciam diretamente o nosso físico, mental e emocional, daí a necessidade de uma escolha criteriosa, sempre considerando todos os fatores que marcam a relação homem/cor.

FAÇA BOM USO DAS CORES NO SEU DIA-A-DIA E OTIMIZE A SUA VIDA !

Por Evelize Salgado

Acesse os outros posts da Terapêutica Oriental!
terapeuticaoriental.blogspot.com.br

Acesse também nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/terapeuticaoriental

ESPAÇO Terapêutica Oriental
Rua Itapeva, nro. 80/sala 403
Fones: 51 8211.9670 e 9291.2933
Leia Mais ►

sábado, 13 de junho de 2015

O papel do Tarô na Saúde


Você sabia que o Tarô pode ser utilizado como forma de diagnóstico para problemas de saúde?

O Tarô é um poderoso aliado no tratamento das doenças atualmente chamadas de “psicossomáticas” e proporciona cura e reequilíbrio energético através de uma avaliação que se valida das mais precisas fontes de informações existentes: o Universo e a energia Vital interna.

A maioria dos nossos problemas físicos e psicológicos é derivada de nossas próprias atitudes, medos, preocupações e displicências. Quando um problema interno se agrava, nosso corpo emite sinais que se manifestam de diferentes formas para nos chamar a atenção. Quando isso ocorre, problemas físicos como dores no corpo ou enxaquecas costumam surgir, assim como desequilíbrios psicológicos como depressão, ansiedade ou transtorno bipolar. Na maioria das vezes, sintomas como esses indicam que a patologia já está instalada e a fonte do problema pode estar disfarçada ou escondida junto a outros aspectos.

Leia mais:

O Tarot como diagnóstico ajuda a analisar e entender tanto o paciente quanto o problema e para onde as atenções deverão ser direcionadas. Após uma consulta para essa análise e triagem, a prescrição do tratamento é feita pelo terapeuta de acordo com as suas especialidades. Mas o mais importante é indicar qual rumo o paciente poderá tomar ou simplesmente estimulá-lo a refletir sobre tudo aquilo que o Tarô irá lhe mostrar como causa de seus desequilíbrios.

A partir daí o paciente poderá direcionar seus pensamentos e mudar suas atitudes, tratando seus desequilíbrios diretamente na causa. O resultado virá como um efeito cascata, onde os primeiros sinais de que o paciente alcançou seu reequilíbrio surgirão no corpo, amenizando os sintomas de doença, um a um.

Venha fazer uma consulta ao Tarô, e descubra você mesmo a influência positiva que ele pode trazer à sua vida. Agende seu horário aqui!

Quer saber mais sobre o Tarô? CLIQUE AQUI!


Acesse os outros posts da Terapêutica Oriental!

Acesse também nossa página no Facebook:

ESPAÇO Terapêutica Oriental
Rua Itapeva, nro. 80/sala 403
Fones: 51 8211.9670 e 9291.2933
Leia Mais ►

sexta-feira, 12 de junho de 2015

O Tarô: ferramenta para o crescimento interno


Você realmente conhece o tarô?

Muito se vê e se ouve sobre ele. São várias as citações e, na grande maioria delas, fala-se apenas daquela pessoa que você irá encontrar, do amor ideal, da fortuna que está por vir. Ou seja, fala-se muito em predestinação e futuro.

Realmente, o Tarô diz tudo isso. No entanto, isso que tanto se busca representa um décimo do verdadeiro potencial que podemos extrair dele. O futuro a quem tantos se referem, nada mais é do que parte de uma história ou situação esclarecida pelas cartas. O futuro é aquela dúvida que há tempos desvia nossa atenção mas que nunca tivemos clareza para distingui-la dentro de tantos fatos e ideias que rodeiam nossas vidas.

O ser humano vive inundado de ideias, paradoxos, desejos e medos. Cada novo dia é uma nova vivência e uma nova sensação; é uma nova análise das nossas vidas e das vidas dos outros.

Leia mais:

O Papel do Tarô na Saúde

Diante de tantos fatos, vontades e curiosidades, é comum querermos algo mais e, naturalmente, desviar-nos dos nossos objetivos. É comum ouvirmos histórias de sucesso e de fracasso e indagarmos como seria se tivéssemos feito as coisas de outra maneira; se aquelas decisões foram realmente as melhores para nós ou não; se, no futuro, iremos nos arrepender por uma palavra ou atitude tomada.

Mas como esclarecer isso tudo? Existe uma resposta para tantas dúvidas?

E a resposta disso é não. Não existe resposta porque as questões ainda não foram respondidas. E essas questões não foram respondidas porque cada ser humano tem as suas próprias. Cada pessoa tem suas dúvidas e seus elementos únicos que auxiliarão na elaboração de suas conclusões. Cabe a cada indivíduo elaborar suas indagações, usar dos fatos e experiências passados e iniciar a construção das respostas através do seu Autoconhecimento.


AUTOCONHECIMENTO - A chave Universal

O Autoconhecimento é a fonte de todos os problemas e todas as soluções. É o causador das alegrias e frustrações, dos sucessos e dos arrependimentos.

A pessoa que domina todas suas vontades, que tem seus objetivos claros e sabe o melhor lugar para guardar as melhores e piores lembranças, vive em paz de espírito, vive com segurança e determinação e sua fé é inabalável. No entanto, pela própria natureza do homem e pela influência do mundo ao seu redor, esse autoconhecimento e domínio da própria vida parecem inatingíveis e a busca por essa essência, necessária para seguir em frente.

O Tarô é a técnica mais antiga e completa utilizada para a descoberta do Autoconhecimento. Assim como a numerologia, a astrologia, a regressão e diversos outros estudos, sua essência é buscar no interior das pessoas todos os aspectos – ocultos e conscientes – que influenciam no humor, nas tomadas de decisões e até no aprendizado. Porém, dizemos que o Tarô é a técnica mais completa pela sua constante mudança; pela capacidade de expor o momento atual e, após nos fazer refletir profundamente em determinado aspecto, passar imediatamente para o próximo momento, onde tudo já pode ser visto de uma nova maneira, nos estimulando à constante reflexão e aprimoramento.

O Tarô nada mais é que o espelho do nosso inconsciente. O momento atual esclarecido e ordenado topicamente para melhor compreensão. E dentro dessa compreensão, temos estímulos e consequências do passado atuando em nosso presente e influenciando, inevitavelmente, o nosso futuro.

Portanto é possível olhar para o futuro através do Tarô, mas como uma fonte de alternativas que poderão surgir e, agora com o Autoconhecimento necessário para saber o que é bom para si ou não, poderão ser tomadas as decisões certas por nós mesmos, responsáveis pelo nosso destino.

Venha fazer uma consulta ao Tarô, e descubra você mesmo a influência positiva que ele pode trazer à sua vida. Agende seu horário aqui!


Você sabia que o Tarô auxilia no diagnóstico de doenças psicossomáticas?? Leia aqui.

Quer saber um pouco mais sobre a Terapêutica Oriental? Acesse os outros posts do nosso Blog!

Acesse também nossa página no Facebook:

ESPAÇO Terapêutica Oriental
Rua Itapeva, nro. 80/sala 403
Fones: 51 8211.9670 e 9291.2933
Leia Mais ►