sexta-feira, 25 de setembro de 2015

O poder das Flores



Assim como a Acupuntura, o Reiki e demais terapias complementares, o tratamento com Florais atua em nossos corpos físico, emocional, mental e espiritual. Todo o seu trabalho está direcionado para a harmonização dos Chakras, desbloqueios energéticos e controle emocional e resulta em equilíbrio interior e paz de espírito. Como consequência, traz alívio e conforto para o corpo também, aliviando sintomas e doenças, sejam elas físicas ou psicológicas.

O poder que as essências da natureza têm sobre nós humanos é infinito e capaz de moldar o campo energético de cada indivíduo, sendo que a seleção minuciosa e a combinação de cada Floral pode agir em favor das nossas necessidades e ideais. Os Florais são capazes de mudar nossa percepção de mundo ensinar a viver a vida com otimismo e determinação e minimizar pensamentos derrotistas, rancores, raivas, ansiedade e diversos outros aspectos negativos ou desnecessários para nossa caminhada.

O resultado desse entendimento e bem estar consigo mesmo está diretamente relacionado com o auxílio à cura de doenças, com o alívio de dores, a minimização do cansaço e até o combate ao envelhecimento. Lembre-se: toda doença do lado de fora do nosso corpo é resultado do que não está muito bem do lado de dentro.

Não há contra-indicações para o uso de florais e sua recomendação vai desde complemento para qualquer tratamento médico assim como para ser um “tônico” diário, que nos proporcionará mais leveza e equilíbrio para o dia a dia. Apenas algumas gotas diariamente e a nossa forma de encarar o mundo se torna muito mais leve e positiva!

AS 38 ESSÊNCIAS DE BACH

Existem diversos tipos e linhas de tratamento floral, como as de Saint-Germain, de Gabriel, Florais do Pacífico, etc. Cada um desses sistemas aborda de maneira variada a utilização e combinação de essências extraídas de plantas, no entanto, o objetivo é sempre o mesmo: proporcionar o reequilíbrio interno do indivíduo.

Entre esses diversos sistemas e as centenas de essências atualmente conhecidas, 38 são as precursoras, desenvolvidas na década de 30 por Edward Bach e que hoje integram o sistema mais mais conhecido e divulgado no mundo: os Florais de Bach.

Suas 38 essências são catalogadas assim:

* Agrimony – Pessoas com tendência a esconder seus sentimentos. São aparentemente alegres e descontraídas, mas de forma superficial. Apresentam conflitos emocionais e medo da solidão. É comum procurarem desculpas para não se conscientizar dos problemas. Apresentam tendência ao uso de álcool e drogas.
* Aspen – Pessoas que são tomadas por medo de algo que não sabem identificar. Neste estado há um aumento da ansiedade e apreensão, podendo levar ao pânico.
* Beech – Pessoas que mostram-se muito rígidas, com critérios muito definidos ao fazer julgamento sobre os outros e dificuldade em aceitar seus próprios erros.
* Centaury – Pessoas facilmente dominadas, com dificuldade em impor sua vontade e suas idéias. Esperam que os outros lhe digam que atitudes tomar e quais caminhos devem seguir. A essência vai ajudar a despertar as características positivas, reconhecendo a própria individualidade sem se influenciar pelas opiniões alheias.
* Cerato – Pessoas com pouca confiança em si, que tendem a duvidar de sua capacidade de julgamento. Têm tendência a imitar atitudes dos outros, não assumindo responsabilidade por suas experiências. A essência do cerato vai devolver a autoconfiança e ajudar a lidar com o sentimento de incapacidade.
* Cherry Plum – Pessoas que tendem a perder o controle sobre seus pensamentos e ações. Neste estado emocional podem apresentar impulsos violentos contra si mesmo e os outros, tornando-se bastante deprimidas.
* Chestnut Bud – Pessoas com dificuldade de aprendizagem. Estas não conseguem aprender com as experiências e cometem sempre os mesmos erros. Também crianças que apresentam dificuldade escolar.
* Chicory – Pessoas muito possessivas, que tendem a manter o controle sobre as outras e a dirigir suas vidas. São pessoas dominadoras, carentes, muito dependentes e presas a regras sociais.
* Clematis – Pessoas com grande dificuldade de concentração e de viver o presente devido, à falta de interesse pelas coisas. Aquelas pessoas que parecem estar sempre com o pensamento distante e tem dificuldade em memorizar.
* Crab Apple – Essa essência vai limpar a mente trazendo à tona os sentimentos de impureza e auto-desaprovação, tudo o que causa desequilíbrio e pode se transformar em doença. Uma vez conscientizadas de suas dificuldades, essas pessoas serão capazes de ver os fatos em suas reais proporções.
* Elm – Pessoas que tem grande senso de responsabilidade. São autoconfiantes, seguras, com capacidade de liderança, mas momentaneamente se sentem incapazes de dar continuidade ao trabalho que vem assumindo por serem muito exigentes e perfeccionistas.
* Gentian – Pessoas que desanimam frente às dificuldades que surgem. O floral vai devolver uma perspectiva positiva, ajudando a compreender e superar a situação.
* Gorse – Pessoas que se encontram em estado de desespero e pessimismo. A função deste floral é ajudar essa pessoa a assumir uma postura diferente frente a vida, adquirindo mais energia para superar os problemas.
* Heather – Pessoas que têm necessidade de falar compulsivamente. São muito preocupadas consigo mesmas e não conseguem ouvir o outro. Tendem a monopolizar uma conversa pelo impulso de relatar tudo que vive.
* Holly – Pessoas que se encontram em estado de muita raiva, ciúme, inveja, constante expressão de mau humor.
* Honeysuckle – Pessoas que se encontram com dificuldade de se desligar do passado e não usufruem dos acontecimentos presentes.
* Hornbeam – Pessoas com sensações de cansaço e exaustão mental.
* Impatiens – Pessoas muito rápidas de pensamento, que perdem a paciência em aceitar o ritmo dos outros. Ficam tensas e frustradas quando as coisas não acontecem com rapidez.
* Larch – Pessoas inseguras, que não acreditam em sua capacidade. Devido ao valor que dá às experiências negativas do passado, não reconhecem seu potencial para atingir os objetivos. São convictas de sua inferioridade.
* Mimulus – Pessoas que têm medo de andar de elevador, avião, de escuro , de doenças e outros. Essas pessoas estão constantemente ansiosas por estar sujeitas a se deparar com situações que lhe causam ansiedade a qualquer momento. O floral ajudará a compreender essa ansiedade trazendo equilíbrio para uma vida mais saudável.
* Mustard – Pessoas com uma tristeza inesperada, depressão profunda. Tendem a canalizar sua energia totalmente para dentro de si levando a um comportamento de introversão e à falta de sociabilidade. A essência do Mustard irá proporcionar mais serenidade de pensamento e clareza nos seus sentimentos.
* Oak – Pessoas obstinadas com o trabalho, cumpridoras do dever, corajosas e com grandes ideais. Estas não se permitem o prazer que não venha da realização e de um esforço excessivo. O floral vai devolver a alegria e a vitalidade.
* Olive – Para esgotamento mental. Quando as pessoas gastam inconscientemente muita energia com preocupações e chega ao limite de suas forças, podendo gerar doenças físicas.
* Pine – Pessoas que apresentam sintomas como sentimento de culpa, auto-censura, e que são rigorosos ao julgar seus comportamentos.
* Red Chestnut – Pessoas que se preocupam excessivamente com os outros. São superprotetores, sacrificam -se em função dos problemas alheios.
* Rock Rose – Pessoas com sentimento de terror, ansiedades que aumentam progressivamente e paralisam em função do medo.
* Rock Water – Pessoas perfeccionistas, que possuem ideais exagerados e se obrigam a viver de acordo com eles.
* Scleranthus – Pessoas incapazes de tomar uma decisão. Vacilam entre dois caminhos gastando um tempo valioso em seus raciocínios. Apresentam grande flutuação de humor.
* Star of Bethlehem – Pessoas que viveram experiências traumáticas, sejam de ordem física, emocional ou espiritual. O floral restaura o poder auto-curativo do corpo, neutralizando os sintomas do trauma, independente se este é recente ou tenha acontecido há muito tempo.
* Sweet Chestnut – Pessoas que se sentem desamparadas e desprotegidas, chegando ao limite de suas forças. Sentimento de extrema angústia e desespero.
* Vervain – Pessoas que se sentem donas da verdade e não aceitam as diferenças individuais. Querem convencer os outros de suas idéias e crenças.
* Vine – Pessoas ávidas de poder, críticas, dominadoras e inflexíveis em suas atitudes. São muito capazes, seguros de si e não valorizam as opiniões dos outros.
* Walnut – Pessoas que precisam de adaptar às mudanças, tanto emocionais como corporais. Pessoas que tendem a se deixar influenciar pelos outros e não confiam em seus próprios valores.
* Water Violet – Pessoas que tendem a ser mais reservadas, distantes, que têm medo de se expor e buscam o isolamento.
* White Chestnut – Pessoas cujos pensamentos não desejados circulam compulsivamente em suas cabeças. A falta de controle sobre o pensamento leva à depressão e à falta de concentração.
* Wild Oat – Pessoas que não definiram um caminho na vida, não tem uma meta a seguir. O floral vai ajudar a reconhecer o próprio potencial e a desenvolvê-lo.
* Wild Rose – Pessoas em estado de apatia, resignação, falta de interesse e objetivos a seguir.
* Willow – Pessoas que se sentem vítimas e culpam os outros por seu fracasso em todos os níveis. O floral vai ajudá-la a ter uma atitude positiva, assumindo plena responsabilidade por suas experiências.
* Rescue – Para todas as situações de emergência . É composto de Star of Bethlehem, Rock Rose, Impatiens, Cherry Plum e Clematis.

Gostou da matéria? Dias 14 e 15 de novembro teremos um curso vivencial sobre os Florais de Bach no Espaço Terapêutica Oriental, com a professora Lira Guglieri. Não perca essa oportunidade de se aproximar ainda mais da Terapia Floral!

Inscrições pelos fones: 51 9291.2933 / 8211.9670

Se quiser saber mais sobre a Terapêutica Oriental, acesse nossos outros posts no Blog!

Visite também nossa página no facebook: 
https://www.facebook.com/terapeuticaoriental

ESPAÇO Terapêutica Oriental
Fones: 51 8211.9670 / 9291.2933
Rua Itapeva, 80/ sala 403 - Passo D'Areia - POA/RS
Leia Mais ►

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

CONES CHINESES - Princípios de funcionamento


A técnica de Cone Chinês consiste na queima de parafina dentro de um cone de tecido, que reduz a quantidade de oxigênio do local criando um vácuo e gerando um processo suave de aspiração, capaz de movimentar o cerúmen ou o muco no canal auditivo. Dessa forma, faz com que o acúmulo de cera e outras impurezas se desmanchem desobstruindo as passagens internas tanto do ouvido, quanto do nariz e garganta.


BENEFÍCIOS

- Ativa a circulação de oxigênio, sangue e Qi (energia Vital) das vias respiratórias;
- Desintoxica os sinus;
- Desobstrui o ouvido, nariz e garganta;
- Acalma o sistema nervoso;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Estimula o SNC proporcionando clareza na audição e na visão, melhorando o paladar e o olfato.


INDICAÇÕES DE TRATAMENTO

- Higiene do ouvido – liquefaz a cera empedrada, elimina o excesso de cerúmen;
- Otalgia (dor de ouvido)proveniente ou não de otites (inflamação no ouvido) - favorece a drenagem das secreções e proporciona um efeito calmante;
- Labirintite – contribui no balanceamento e equilíbrio dos fluidos do labirinto;
- Perda de audição temporária por excesso de secreção;
- Zumbidos e vertigens;
- Sinusite aguda ou crônica – alivia os sinus que se conecta com a Trompa de Eustáquio;
- Rinite;
- Resfriados com dores de cabeça e obstrução nasal;
- Redução olfativa;
- Pigarros (fumantes e ex fumantes);
- Cefaleia e enxaqueca;
- Alergias respiratórias;
- Dores em geral - ósseas, articulares, musculares e outras;
- Insônia;
- Ansiedade, estresse, nervosismo;
- Purificação energética;
- Alinhamento e harmonização dos Chakras.

Além disso, os cones também vão além do tratamento físico, pois  são capazes de atuar nos bloqueios energéticos ocasionados por estresse ou fatores externos, limpando e harmonizando os Chakras e restaurando o seu equilíbrio.


Quer saber mais sobre Cones Chineses?

Dia 27 de setembro teremos um Workshop sobre "Teoria e Prática na Aplicação de Cones Chineses". Saiba mais pelos fones 51 9291.2933 ou 8211.9670 ou entre em contato pelo email terapeuticaoriental@gmail.com .

ESPAÇO Terapêutica Oriental
Rua Itapeva, 80/sala 403 - Passo D'Areia - Porto Alegre/RS
51 9291.2933 / 8211.9670
Leia Mais ►